Pausa

1 06 2012

Oi pessoal!

Hoje vamos vos apresentar uma Pausa diferente, é um poema escrito por Alexandre O’ Neill de nome “Há palavras que nos beijam” que depois Mariza transformou nesta música. Este poema já estudamos no início do ano.

Alexandre O’ Neill (1924-1986) foi um Lisboeta e  um importante poeta do movimento surrealista. Foi várias vezes preso pela PIDE pelos seus pensamentos diferentes.

Há palavras que nos beijam

Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca.
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.

Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto;
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.

De repente coloridas
Entre palavras sem cor,
Esperadas inesperadas
Como a poesia ou o amor.

(O nome de quem se ama
Letra a letra revelado
No mármore distraído
No papel abandonado)

Palavras que nos transportam
Aonde a noite é mais forte,
Ao silêncio dos amantes
Abraçados contra a morte.

                 Alexandre O'Neill

Reflexão:

A palavra é utlizada muitas vezes por dia para demonstrar amor, amizade, raiva…

  • Como seria a vida sem as PALAVRAS?
  • Para ti qual é a importância da PALAVRA?

Reflitam…

Beijos, 7  Molhados

 

Ações

Information

10 responses

2 06 2012
Bárbara Silva

Oi pessoal! Gosto muito desta música, pois conseguimos perceber a importância das palavras sob forma de um fado! Na minha opinião, deviam ter posto uma pequena biografia de Mariza Nunes!
A meu ver, as palavras são uma forma de comunicação e expressam, no fundo a linguagem humana. Se não existissem palavras ninguém se iria entender, perceber e conhecer! Desejo a todos um bom fim de semana! 🙂

2 06 2012
Os 7 Molhados

Nós achámos que não deviamos por a biografia da fadista, uma vez que neste post estamos a falar de um poema de Alexandre O`Neil e não de Mariza. Neste caso a Mariza foi um dos meios de divulgação do poema através do fado.

2 06 2012
Bárbara Silva

De qualquer das maneiras, era mais enriquecedor para todos! 😉

2 06 2012
Rita Ferreira

Olá,
A vida sem palavras claro que não seria a mesma, não se poderia comunicar da mesma maneira e teria de se arranjar gestos em vez de palavras, não seria muito prático e acho que é esta a imporância da palavra, podermo-nos expressar através do som:D

2 06 2012
Alexandre Gamelas

Olá,
A meu ver um mundo sem palavras não seria muito prático (já para não falar da perda de riqueza cultural), mas como foi dito pela minha colega Rita Ferreira existem outras maneiras de comunicar. Música, dança, teatro linguagem gestual. Penso que as palavras seriam substituídas pela conjugação das maneiras de comunicar que eu referi 🙂

2 06 2012
Inês Moreira

Olá! Gosto muito deste poema e também da música.
Penso que a vida não seria igual sem palavras. Sem palavras a comunicação seria mais difícil pois expressamos-nos falando e não seria possível falar sem palavras. Afinal as palavras são necessárias no nosso quotidiano e também podem transmitir sentimentos, pensamentos e ações.
Ainda bem que existem palavras! 🙂

3 06 2012
Matilde Tarrinha

Gosto desta música e achei interessante terem utilizado um poema que já estudámos este ano! Quanto às palavras acho que são aquelas que definem tudo, o nosso humor, as nossas histórias… Realmente, sem palavras nada seria igual, seria tudo diferente e muito mais complicado! Obrigada 🙂

3 06 2012
Sofia Santos

Olá a todos!
Gosto bastante do poema mas não tanto da música…
Na minha opinião a vida sem palavras seria diferente mas, se nós não as conhecessemos não iriamos sentir falta delas, como por exemplo a telepatia, se ela realmente existisse seria muito bom mas não existe e nós também não sentimos falta dela por isso eu acho, como os meus colegas já disseram que se iriam utilizar outras maneiras de comunicar!
Bom fim de semana!

3 06 2012
Diana Malta

Olá! Achei interessante terem colocado esta música, pois como já disseram, já estudámos este poema.Gosto desta música porque me traz tranquilidade, paz, harmonia.
Nos nossos antepassados era por gestos ou outras coisas que o povo comunicava e não a língua, mas, ao longo dos anos a “palavra” foi-se desenvolvendo e assim conseguimos comunicar de uma melhor forma.
Para mim, as palavras são parte da nossa vida, pois nós já estamos tão habituados a elas que, se elas desaparecessem, não conseguiríamos, provavelmente, comunicar e expressarmo- nos tão bem!
Acho que também poderiam ter colocado uma bibliografia de Mariza, como já referiu a Bárbara.

3 06 2012
Margarida Teixeira

Olá… Já conhecia à música mas nao é bem o meu tipo de música, no entanto, acho a letra é muito interessante!
As palavras são muito importantes no nosso dia-a-dia, pois é com elas que conseguimos comunicar… E penso que é essa a importância das palavras que o autor nos quer transmitir e que eu concordo !
Até amanhã 🙂

Deixe um comentário